O Blog mais completo sobre como se tornar um especialista em Redes e garantir uma carreira de sucesso
Neste artigo apresentarei as tecnologias que um especialista em redes pode se interessar após se familiarizar com as tecnologias de entrada abordadas na formação Cisco CCNA.
A Cisco iniciou sua história algumas décadas atrás produzindo roteadores que eram responsáveis, entre outras funções, por interligar diferentes redes. Com a grande expansão da Internet da década de 90 a Cisco cresceu significativamente e se tornou um gigante das tecnologias.
No primeiro momento a Cisco se posicionou fortemente nas soluções de conectividade se tornando líder mundial no fornecimento de Roteadores e Switches.
No início a Internet era uma rede de transporte de dados, os principais serviços transportados eram WEB e EMAIL. Com o passar do tempo o protocolo IP que é a base das comunicações na Internet e nas redes corporativas se popularizou e outros serviços como telefonia, vídeo, etc, foram migrando para a Internet ou para redes que utilizavam o protocolo TCP/IP como transmissão. Além disso com um número cada vez maior de empresas e governos conectados à Internet, a demanda por soluções de segurança cresceu muito.
Com todo esse movimento a Cisco que já era uma gigante das tecnologias de redes e conectividade começou a investir em outras tecnologias e mercados. E esse processo não tem fim, conforme a tecnologia vai evoluindo e a sociedade vai criando novas demandas as grandes empresas de tecnologia precisam desenvolver novas soluções.
Mas voltando ao tema principal deste artigo, vamos falar sobre algumas da principais tecnologias que a Cisco atua e que podem oferecer excelentes oportunidades para os especialistas em redes. São elas:
É a área que trata da infraestrutura de conectividade na Internet e nas empresas. Foi a área tecnológica onde a Cisco iniciou sua atuação. Atualmente é uma das áreas que oferecem muitas oportunidades pelo simples fato de ser uma tecnologia de necessidade básica para qualquer empresa.
Inicialmente era um grupo de tecnologia que oferecia um conforto para seus usuários pelo fato de não precisar conectar usando um cabo, com isso permitindo mobilidade e conforto. Com a evolução das tecnologias de conectividade, velocidade e melhor segurança, as redes wireless passaram de um simples conforto para necessidade básica das empresas e usuários domésticos. Quando pensamos em ambientes corporativos de grandes empresas, existem diversos desafios para a redes wireless, principalmente com relação a qualidade da conexão e da segurança. Por isso a demanda por especialista em redes wireless vem crescendo.
É a área que trata da infraestrutura de conectividade nas empresas que oferecem serviços de conectividade. São as empresas conhecidas pelo termo provedores de serviços como Claro, Vivo, Oi, TIM, etc. Essas empresas possuem redes gigantes que normalmente cobrem um país inteiro ou em alguns casos até mais que um país. Essa estrutura é usada para atender outras empresas grandes ou pequenas e também os usuários residências. Essa área é derivada da área de routing e switching todavia permite oferecer uma escala de serviços muito maior. Imagina um banco como o Itau que possui milhares de agências espalhadas por todo o Brasil. Certamente precisará contratar uma operadora de serviços como Claro ou Vivo para transportar os dados de uma agência para outra e para os Data Centers. Agora imagina que a rede da Claro, além do Itau, também está sendo usado pelo Bradesco, Santander, Banco do Brasil e mais milhares de outras empresas. Pois bem, esse é o desafio das tecnologias da área de Service Provider, permitir a construção de redes gigantes que possam ser compartilhadas por diversos clientes em paralelo e garantindo qualidade e segurança.
Essa área vem crescendo muito nos últimos anos. Em essência é o grupo de tecnologias que tem o objetivo de proteger os dados e a privacidade dos usuários. Na década de 80 quando pensávamos e segurança a mente remetia a um firewall com poucos recursos, capaz de evitar ataques bem simples. Posteriormente os firewalls foram ficando mais inteligentes, acumulando funções ao ponto de entender o comportamento de aplicações e usuários. Com o crescimento da mobilidade nas redes, as áreas de segurança da informação foram assumindo cada vez mais responsabilidades nas empresas. Conforme as demais áreas tecnológicas e demandas sociais evoluem, a segurança precisa continuar protegendo os usuários. Acabamos de observar um fenômeno social que gerou uma enorme demanda tecnológica. Falo da pandemia do COVID-19 que obrigou a realização do distanciamento social e com isso os profissionais precisaram trabalhar de casa. Os departamentos de tecnologia das empresas precisaram se reinventar para garantir conectividade com segurança para os colaboradores em home office. A área de segurança possui uma demanda gigante.
Imagina que antigamente as empresas possuíam diferentes redes, com diferentes tecnologias para oferecer diferentes serviços. Deixa eu explicar melhor. Antigamente era padrão uma empresa possuir um tipo de rede para cada serviço. Era uma rede de transmissão de dados, uma rede de transmissão de vídeo e uma rede de transmissão de voz. Esse modelo tecnológico custava muito para as empresas porque precisavam investir em três tecnologias, gerenciar diferentes contratos de suporte e manter diferente perfis de equipes. Com a evolução do protocolo IP, novas tecnologias foram sendo desenvolvidas e gradativamente todos os serviços foram migrando para a rede IP. Hoje o que as empresas possuem é uma única rede, com diferentes serviços (dados, vídeo e voz) administrada por uma única equipe. E nesse contexto a Cisco se tornou uma das líderes de mercado porque desenvolve tecnologias em diferentes áreas. Aqui podemos destacar mais uma vantagem de ser um especialista Cisco. Mas para fechar este item, quando falamos de colaboração estamos falando de um ambiente tecnológico que oferece comunicação de dados, vídeo e voz de maneira integrada com o objetivo de melhorar a produtividade dos usuários criando um ambiente mais colaborativo.
As tecnologias desta área surgiram principalmente como uma solução para o desperdício de recursos de hardware e eletricidade. Antigamente era comum encontrar nas empresas servidores exclusivos para uma determinada aplicação ou sistema. Essa combinação gerava excessivo custo por conta da ociosidade dos recursos (memória e processador), ocupando espaço físico, consumindo portas de rede, refrigeração, precisando de profissionais para gerenciar entre outros desperdícios. Com a evolução das tecnologias de Data Center os ambientes dos servidores passaram a ser virtualizados permitindo rodar diversas aplicações em diferentes sistemas operacionais, tudo no mesmo servidor físico. Essa combinação gerou uma enorme economia de recursos absurda. Com isso surgiu o conceito de Cloud ou Nuvem que podemos entender de maneira simples como sendo grandes Data Centers que vender Máquinas Virtuais para seus clientes. As empresas normais que antes precisavam administrar seus próprios servidores e todos os desperdícios pertinentes, agora contratam Máquinas Virtuais adequadas as necessidades pontuais das aplicações. E quando precisam de upgrade fazem isso diretamente pelos sistemas de aprovisionamento, é só passar o cartão de crédito que está tudo resolvido. As empresas muito grandes costumas utilizar o próprio Data Center em conjunto com serviços contratados na Cloud.
Este item aqui não trata exatamente de uma tecnologia, mas vale muito a pena entender porque apresenta mais um ótimo motivo para investir na carreira de especialistas em redes. Vamos entender primeiro o que é DevOps. Esta terminologia não descreve uma tecnologia ou framework, é na verdade uma maneira de definir um profissional que sabe automatizar processos através da união das habilidades em Redes (infraestrutura) e Programação. Atualmente existe uma demanda muito interessante por profissionais com esse perfil, todavia as empresas dificilmente encontram profissionais prontos para os desafios. Normalmente os profissionais são bons em programação ou redes. Para tratar essa necessidade do mercado a Cisco desenvolveu o programa chamado DevNet cujo objetivo é ajudar os profissionais de TI a desenvolver as habilidades necessárias para atuar como especialistas em automação de redes e infraestrutura. Agora irei descrever um exemplo prático de automação. Imagina uma rede sofrendo um ataque de hackers. Se essa rede possui uma solução de automação implementada é possível que o sistema de automação automaticamente após identificar o ataque tome uma ação como por exemplo redirecionar o tráfego para outra porta ou aumentar o nível de segurança de uma determinada zona e em paralelo enviar uma mensagem de texto ou voz para o administrador da rede tomar conhecimento e tratar o problema. Eu poderia citar literalmente centenas de aplicações para um sistema automatizado. O fato é que a cada dia surgem novas ferramentas de automatização e o mercado está pronto para acolher os especialistas em redes com experiência em automatização.
Além das tecnologias apresentadas aqui, existem diversas outras tecnologias que a Cisco é líder de marcado ou está entre os líderes. O importante é entender que um especialista em redes possui muitos caminhos profissionais para seguir e aprofundar.
Em fim, independente da tecnologia que mais atrairá o profissional, é fundamental desenvolver uma base técnica que será o alicerce da carreira de sucesso. Inclusive o mercado oferecerá muitas oportunidades para diversas especialidades nos próximos anos. Temos um artigo especial que fala sobre o crescimento do mercado de conectividade nos próximos anos. Alguns fatores especiais irão motivar esse crescimento. Clique aqui para acessar ().
E para quem já decidiu se tornar um especialista em redes, preparamos um treinamento super completo. Nossa metodologia exclusiva leva o aluno para o FOCO total no desenvolvimento de atividades práticas. Nosso principal objetivo é transformar o aluno em um verdadeiro especialista em redes. Preparamos nosso aluno para ingressar definitivamente no mercado como um especialista em redes e tecnologias Cisco e se posicionar muito bem no mercado que oferece muitas possibilidades.
Clique aqui para descobrir como estamos ajudando nossos alunos a alavancar a carreira >>> https://newxpert.com/cursoredes
?????????