O Blog mais completo sobre como se tornar um especialista em Redes e garantir uma carreira de sucesso
O objetivo deste artigo é mostrar para os especialistas em redes ou para os profissionais aspirantes por ingressar no mercado como um especialista em redes, que vale muito a pena. É um mercado que oferece muitas possibilidades, independente do perfil e nível de conhecimento de cada um.
Desde a década de 80, quando a Internet iniciou forte expansão global, o mercado de redes cresceu absurdamente. No início, um profissional especialista em redes podia trabalhar em poucas frentes:
Com o crescimento da expansão da Internet a demanda por empresas e profissionais especializados em redes também aumentou muito. Posteriormente as empresas começaram a se conectar à Internet e oferecer serviços, incluindo financeiros. Foi então que as tecnologias de segurança amadureceram bastantes, surgindo novas demandas e oportunidades.
Posteriormente outros serviços que funcionavam fora da Internet foram migrando para a grande rede, tais como Telefonia e Vídeo Conferência. Esse movimento não parou mais, todo e qualquer serviço que precisava de conectividade foi migrando para a Internet, aumentando cada vez mais a demanda e as oportunidades para os especialistas em redes IP.
Outras tecnologias foram surgindo e evoluindo. Podemos citar as redes Wireless e também os ambientes virtualizados, promovendo o crescimento de grandes Data Centers ao reder do mundo. E essa expansão tecnológica não tem fim. No futuro próximo com a Internet das Coisas (clique para acessar o artigo sobre Internet das Coisas) tudo estará conectado à grande rede, computadores, celulares, televisões, geladeiras, carros, aviões, navios, trens, brinquedos, animais, pessoas, literalmente tudo. E mais demanda surgirá para os especialistas em redes.
Atualmente um profissional especialista em redes possui muito mais possibilidades que na década de 80. São diversas outras tecnologias relacionadas ao universo de conectividade IP. Vamos verificar algumas:
Mas vamos voltar para o tema inicial que trata do Mercado e Carreira. O especialista em redes pode se aprofundar em diferentes áreas da tecnologia como Segurança, Data Center, Conectividade, etc ou pode se tornar um generalista. Qualquer que seja a escolha o mercado oferece ótimas oportunidades.
Dentro da carreira técnica para aqueles que gostam de meter a mão na massa, existem diferentes perfis de atuação. Eu por exemplo comecei a ter contato com tecnologias de redes ainda como estagiário, segui trabalhando em empresas parceiras da Cisco até ser contratado pela própria Cisco. Por fim fundei uma empresa de consultoria e treinamentos focada em tecnologias Cisco. Em resumo, trabalhei a vida inteira com Cisco e ainda trabalharei por muitos anos.
Eu tenho amigos que trabalharam a vida inteira na área de operações de empresas como Vivo ou Embratel. Tenho amigos que trabalharam administrando soluções de segurança na Petrobras. Eu poderia citar dezenas de tipos de carreiras técnicas específicas para um especialista em redes.
Ainda dentro da carreira técnica existe a possibilidade de trabalhar com soluções de outros fabricantes. A Cisco é realmente uma gigante mundial mas existem outras empresas muito interessantes e que oferecem ao mercado tecnologias de alta qualidade e geram muitas oportunidades. Em muitos casos o profissional precisará ter experiência com diferentes fabricantes.
Continuando na carreira técnica mesmo que o profissional escolha outra área que não seja redes, o fato de estar tudo cada vez mais conectado, em algum momento será necessário utilizar conceitos fundamentais do universo de redes. Inclusive atualmente existe uma demanda enorme por profissionais que atuam na integração das áreas de redes e desenvolvimento de software. Esses profissionais são conhecidos com DevOps (DevNet) e são altamente disputados pelas empresas.
Mas e se o profissional especialista em redes não quiser se aprofundar tecnicamente? E se não quiser escovar bits?
Para esses perfis também existe um mundo de oportunidades. São diversas outras carreiras disponíveis. É possível desenvolver uma carreira comercial, administrativa ou em gestão. As empresas de tecnologia precisam de consultores comerciais para vender suas soluções, inclusive essa opção de carreira oferece excelentes remunerações.
As empresas precisam organizar equipes para tocar a operação de uma determinada área tecnológica e também organizam times para implementar projetos. Em ambos os casos será necessário um gerente, seja ele funcional ou de projetos para liderar os grupos de trabalho. Pode ter certeza que os melhores lideres ou gestores são aqueles que possuem entendimento técnico do contexto.
Para quem pretende trabalhar como freelancer ou montar uma empresa de serviço ou venda de soluções tecnológicas, não será diferente. Quanto maior for a bagagem técnica do sócio, melhor ele poderá estruturar o negócio. Claro que precisará de outras competências para fazer o negócio ter sucesso.
Em fim, independente da tecnologia que mais atrairá o profissional, é fundamental desenvolver uma base técnica que será o alicerce da carreira de sucesso. Inclusive o mercado oferecerá muitas oportunidades para diversas especialidades nos próximos anos. Temos um artigo especial que fala sobre o crescimento do mercado de conectividade nos próximos anos. Alguns fatores especiais irão motivar esse crescimento. Clique aqui para acessar ().
E para quem já decidiu se tornar um especialista em redes, preparamos um treinamento super completo. Nossa metodologia exclusiva leva o aluno para o FOCO total no desenvolvimento de atividades práticas. Nosso principal objetivo é transformar o aluno em um verdadeiro especialista em redes. Preparamos nosso aluno para ingressar definitivamente no mercado como um especialista em redes e tecnologias Cisco e se posicionar muito bem no mercado que oferece muitas possibilidades.
Clique aqui para descobrir como estamos ajudando nossos alunos a alavancar a carreira >>> https://newxpert.com/cursoredes
????